domingo, 15 de maio de 2011

O QUE SÃO SEMI-JÓIAS?




Apesar da polêmica sobre o que pode ser considerado ou não uma semi jóia, os números do setor não deixam dúvidas – a venda e a revenda de semi jóias é lucro garantido. O segmento de semi jóias inclui peças metálicas que recebem banhos de metal precioso. Portanto, incluem-se aqui peças banhadas ou folheadas a ouro e prata, que podem ou não incluir pedras semi-preciosas. A utilização de prata ou de cristais, como os cristais Swarovsky tão em voga ultimamente, acrescentam charme, valor e possibilidades de ampliadas de design nas peças oferecidas.
Peças de adorno pessoal feitas em latão ou bronze, metais não preciosos, recebem banhos de ouro ou prata – processo que os transforma em “folheados”. E são essas peças que vem conquistando cada vez mais mercados, aqui e no exterior. Criatividade e inventividade no design, cuidados no acabamento e no trabalho de montagem, sintonia com as tendências de moda e os desejos das consumidoras têm feito da semi-jóia brasileira um sucesso de vendas. No caso das consumidoras brasileiras um outro fator, infelizmente, também aquece o mercado de semi-jóias – a segurança. Precavidas, mulheres que poderiam optar por uma jóia preferem semi jóias de bom gosto e elegantes…
As jóias em prata, consideradas para efeitos comerciais como semi-jóias, são também muito procuradas e vêm desenvolvendo cada vez mais seu próprio nicho de mercado. A prata tem grande capacidade de se adequar a tendências, podendo ser utilizada em jóias rústicas, peças com aspecto de antiguidade, seguir desenhos e padrões étnicos ou emprestar sua beleza para realçar peças ultra modernas.
Com tantas possibilidades, a venda e a revenda de semi jóias, tanto no varejo quanto no atacado, não param de crescer. Segundo os especialistas isso se deve ao fato das semi jóias serem um produto intermediário. Diferenciam-se dos produtos de massa, como bijuterias de fabricação em larga escala, que é hoje um mercado dominado pela China. Também se diferenciam das bijuterias artesanais ou semi-artesanais por serem feitas em materiais mais nobres, com a utilização de metais preciosos nos banhos e folheados, além de pedras especiais, semi preciosas ou cristais. No final das contas, a semi jóia permite o acesso a peças bonitas e distintas para aqueles que gostariam de possuir uma jóia, mas não podem fazê-lo, por vários motivos.
Tanto sucesso significa um amplo mercado de venda e revenda de semi-jóias em todo o país. Vendas por atacado, vendas diretas ao consumidor de varejo, revenda por consignação, vendas por catálogos – existem várias opções para quem quer comprar semi jóias e para aqueles que querem trabalhar e lucrar com esse tipo de produto.
Para quem quer fabricar semi jóias, é preciso estudar a processo de fabricação e aconselhar-se em órgãos especializados. O Sebrae, com sua ampla experiência em apoiar as pequenas e médias empresas, pode ser um caminho. Outra opção é consultar agencias do setor como o IBGM, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Os números empolgantes do mercado se devem a uma crescente profissionalização da área e para quem quer começar é importante conhecer e dominar as partes mais importantes do processo. Participar de feiras e eventos também ajuda a compreender e expandir todos os detalhes do negócio.
Para quem quer entrar para a venda ou revenda de semi jóias, dois dos principais pólos de folheados no país encontram-se em Guaporé (RS) e em Limeira (SP), mas existem fabricantes espalhados em vários cantos do pais. Vários sistemas de revenda são oferecidos, dependendo do fabricante. Alguns contratam vendedores e revendedores diretamente, outros disponibilizam as jóias em consignação. Outros ainda permitem a revenda desde que o interessado compre um mostruário inicial que servirá de base para encomendas. Existem ainda sistemas de franquias que podem ser adotados por interessados em vender semi jóias no varejo.
Se você está interessado em ingressar no lucrativo ramo de semi jóias, visite sempre nossa página. Estamos sempre atualizando nossas informações e notícias sobre o assunto. (Fonte: http://www.semijoias.com.br)

Um comentário:

  1. Achei mega interessante a história e as dicas da Kika nesta breve narrativa acima.
    Muito motivacional para quem está começando nesse universo maravilhoso das semi jóias.
    Parabéns Kika.

    ResponderExcluir